Este Blog tem como objetivo:incentivar a reflexão crítica acerca dos temas suscitados pelas obras e temas literários discutidos em sala de aula, estimular o pensar autônomo e criativo dos alunos; proporcionar uma discussão reflexiva no formato "blog",estimular a interatividade no ambiente virtual;
aproximar os conteúdos escolares literários do universo da virtualidade.
Mãos a Obra!
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Poesia Concreta
Espaço reservado para a abordagem deste tipo de Poesia.
Eu particularmente me identifi bastante com este tipo de literatura... pois além de ser muito mais atrativa e descontraída que as "padões", os recursos utilizados como, por exemplo, a disposição das palavras de acordo com a mensagem a ser passada.. a própria deste post.. faz com, que se torne algo mais gradável de se ler... a poesia concreta é sem dúvidas interessantíssima.
A poesia concreta vem inovar a maneira de fazer poesia. Quando nos deparamos com algo novo, sempre causa um estranhamento momentâneo, mas a criatividade no modo de fazer essas poesias e de instigar o leitor a diversas interpretações rapidamente faz com que a gente fique encantado e busque mais e mais poesias como essa.
Nem tenho o que falar da poesia concreta, ela já fala por si só. As palavras servem para expressar uma ideia, transcrever o falado em folha de papel, mas essa poesia vem com algo a mais. Seria possível uma palavra dizer mais de uma coisa? uma frase falar algo, mas significar outra coisa bem distinta? É isso que a poesia concreta faz.
Esse poema que eu acabei de criar tem o objetivo de criticar a personalidade das pessoas nos dias atuais. Todos nós queremos crescer na vida de qualquer forma, mas muitas vezes há pessoas que se saem melhor do que nós, e isso acaba se tornando motivo para que tenhamos raiva dessa pessoa, desejando até o mal, ao invés de nos inspirarmos no seu desempenho e tentar se esforçar mais ainda para que algum dia possamos chegar lá também, ou até superar. Mas infelismente o povo tem ÓDIO NO CORAÇÃO e não age adequadamente.
Podemos ver que esse poema concretista ao dizer uma única palavra pode nos transmitir diversas interpretações.
O pessoal já se posicionou muito bem com relação ao concretismo.Posso então dizer somente que esse movimento veio pra romper com o estilo vigente, pois foi transformando até uma simples palavra em poesia por posicinamento,repetição ,desconstrução ou simples apresentação.
Esse tipo de poesia é muito legal, pois quebra totalmente com a formalidade das poesias e é colocado em prática um outro recurso que, nos dias de hoje, é essencial ser explorado que é a forma, que faz com que as pessoas passem a se interessar mais por um estilo literário, pincipalmente os jovens, já que chama atenção de qualquer um.
Para ser sincera, antes da aula de Poesia Concreta, eu não tinha a mínima ideia da sua existência (o que a falta de cultura não faz neh?). A partir das aulas sobre, comecei a sentir uma estranheza, pois era algo novo, algo fora do que era normal. Então, a partir do momento que saiu do meu eixo de conhecimento, causou-me estranheza. Entretanto, lendo-os, perebi que eram os poemas mais inteligentes que já tinha lido! A forma como ele é escrita, é minuciosamente calculada, para que haja uma dinâmica, mas não uma dinâmica qualquer, e sim uma dinâmica que faz parte do tema do texto. Um exemplo de poesia concreta é o poema que a Janaína fez. Creio que os primeiros autores desse estilo o fizeram com o intuito de causar os mesmos sentimentos que causaram em mim: a estranheza e a percepção de sua dinâmica; e também com o objetivo de sair dos poemas feitos em "moldes", como se fazer aquilo já tivesse uma forma certa de ser e vieram com o novo: um poema que faz você "entrar" nele, além de fazer com que os autores o pensem bastante, pois antes era só o tema, agora também é a dinâmica dele que é pensada.
Na minha opnião a poesia concreta tenta tornar concreto o dinâmica pensada pelo autor na criação do poema. Na realidade eu só descobri o que era poesia concreta após as aulas de português desse ano, no entanto, já tive contato com esse tipo de poesia e sempre gostei, pois consegue passar informações tanto verbalmente como geometricanente.
Apesar de eu já ter visto esta forma de poesia eu não sabia que o nome dela era "Poesia Concreta". Só que não é apenas isso, não é somente essa intenção da Poesia Concreta, ela tem o objetivo também de tentar incorporar a arte às estruturas geométricas, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável.
Bom, a aula da "quase doutora" Talita foi bastante interessante sobre Poesia Concreta, visto que, nos dá um pensamento mais amplo sobre ela, em vista que quando pensamos o que nos vem logo a cabeça são as formas nas qual estão dispostas as palavras no papel, mas não é apenas isso, porque afinal de conta o que o poetas queriam era colocar a arte num âmbito diferente, ou seja, torná-la concreta, isto é, tocável.
OASKSAOKSAOSAKSAOKSAKA. desculpa professora, inevitável não rir do comentário da Fernanda, MUITO engraçado.. e o pior disso é que ela tem razão! rs. Foi no fundo sem fundo e resgatou a essência abordada pela Poesia Concreta! xD Bom, eu também não fazia ideia da existência da mesma, foi só esse ano que vim a descobrir, e é engraçado como tem tantas coisas que achamos que é chata e que na verdade não é. Digo isso porque não sou muito fã de poesias, é claro que tem algumas que são bem legais, mas em suma não acho lá divertidas ou qualquer coisa parecida com isso... Mas esse tipo de poesia faz vcê parar de pensar de forma tão mesquinha.. porque sai do que é comum, com aquelas regras de parágrafos e etc, e daí vcê vê o quanto pode ser legal uma poesia! Criativa e cheia de conteúdo, não é baboseira e nem entediante. Valeu a pena conhecer o estilo ( :
Eu,diferente dos meus colegas,já havia estudado sobre poesia concreta, e gostava muito.Não sei se foi por causa dos poemas que a Talita selecionou ou por eu só ter reparado agora,mas passei a achar que o fato de ter que se dar ênfase no estruturação do poema,faz com que ocorra trasferência de atenção e importância das palavras, para a organização delas.Ou seja, para a interpretação de todo o poema,parte são das palavras e parte de como elas se encontram .Logo a problemática é: Será que o poema concreto, teria condições de passar todos os seus sentidos e sentimentos sem a formulação característica do movimento? Para mim os poemas concretos são sim, muito interessantes e engenhosos, mas fica claro que ele é totalmente dependente de uma visualização por seu leitor. Isto porque faz muito mais sentido recitarmos um poema não concretista do que um que seja, visto que muitos deles não teriam sentido algum se fossem apenas recitados para outras pessoas.
Para falar a verdade eu não sou muito fã de poesia, não. Mas, a poesia concreta trás um "ar" diferenciado, com um tom de inovação que faz com chamem a nossa atenção e nos leve a aprecia-la.
Eu, sinceramente, não sou fã de poemas, mas a Poesia Concreta consegue nos "seduzir". Isso porque muda completamente aquilo que já estamos acostumados a ver. Eu, como a maioria, também não havia estudado ainda esse tipo de poesia e achei muito interessante, muito mais interessante do que aquelas poesias muito formais, todas regradas... A Poesia Concreta foge à esses elementos, inovando o modo de "poetizar", tornando-se mais atrativa e até ajudando nas inúmeras interpretações que podemos desenvolver, já que a própria disposição das palavras sugere um modo de ver o poema.
A poesia concreta mostra uma forma bem moderna de tratar a obra, dando vida as palavras ,que, dessa forma,passam os sentimentos e reflexões do autor. Logo, o poema ganha vida, mais dinâmica, um novo olhar sobre o texto e também uma análise mais profunda sobre o que o autor gostaria de dizer. Lembra muito o Dadaísmo que estudamos , uma das ramificações das vanguardas européias.
A poesia concreta tem seus pontos atrativos, sua maneira diferente de se apresentar ao leitor. Porém sua leitura não é tão simples, para compreender esse tipo de obra temos que fazer uma ampla análise, assim como toda poesia ou qualquer obra, mas a poesia concreta requer de nós uma imaginação além. É claro que a poesia concreta nos chama atenção pela sua maneira diferenciada dos outros tipos de poesia, mas quem não gosta de viajar na interpretação desses divertidos textos, eu não acho uma boa opção de leitura.
Eu particularmente me identifi bastante com este tipo de literatura... pois além de ser muito mais atrativa e descontraída que as "padões", os recursos utilizados como, por exemplo, a disposição das palavras de acordo com a mensagem a ser passada.. a própria deste post.. faz com, que se torne algo mais gradável de se ler... a poesia concreta é sem dúvidas interessantíssima.
ResponderExcluirA poesia concreta vem inovar a maneira de fazer poesia. Quando nos deparamos com algo novo, sempre causa um estranhamento momentâneo, mas a criatividade no modo de fazer essas poesias e de instigar o leitor a diversas interpretações rapidamente faz com que a gente fique encantado e busque mais e mais poesias como essa.
ResponderExcluirZeLL (Zelito Parreira)
ResponderExcluirNem tenho o que falar da poesia concreta, ela já fala por si só. As palavras servem para expressar uma ideia, transcrever o falado em folha de papel, mas essa poesia vem com algo a mais. Seria possível uma palavra dizer mais de uma coisa? uma frase falar algo, mas significar outra coisa bem distinta? É isso que a poesia concreta faz.
ódio ódio
ódio ódio ódio ódio
ódio ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio ódio
ódio
Esse poema que eu acabei de criar tem o objetivo de criticar a personalidade das pessoas nos dias atuais. Todos nós queremos crescer na vida de qualquer forma, mas muitas vezes há pessoas que se saem melhor do que nós, e isso acaba se tornando motivo para que tenhamos raiva dessa pessoa, desejando até o mal, ao invés de nos inspirarmos no seu desempenho e tentar se esforçar mais ainda para que algum dia possamos chegar lá também, ou até superar. Mas infelismente o povo tem ÓDIO NO CORAÇÃO e não age adequadamente.
Podemos ver que esse poema concretista ao dizer uma única palavra pode nos transmitir diversas interpretações.
ZeLL (Zelito Parreira)
ResponderExcluirO poema não apareceu do jeito que eu tinha feito, perdão.
Segue abaixo o poema de verdade
____________ódio______________ódio__________
________ódio____ódio______ódio____ódio______
______ódio___________ódio____________ódio___
_____ódio_____________________________ódio__
______ódio____________________________ódio__
_______ódio__________________________ódio___
_________ódio______________________ódio_____
___________ódio___________________ódio______
____________ódio_________________ódio_______
______________ódio______________ódio________
_________________ódio_________ódio__________
___________________ódio______ódio___________
_____________________ódio_ódio______________
________________________ódio________________
Adorei Z, muito legal!
ResponderExcluirO pessoal já se posicionou muito bem com relação ao concretismo.Posso então dizer somente que esse movimento veio pra romper com o estilo vigente, pois foi transformando até uma simples palavra em poesia por posicinamento,repetição ,desconstrução ou simples apresentação.
ResponderExcluirè verdade.. essa ironias implícitas são caracteristicas fortes dos poemas concretistas.
ResponderExcluir- muito me interessa esse tipo de poesia
Acho que eu faria sucesso com essa poesia cheia de ironia ne nn Beny!haha
ResponderExcluirPoww...
ResponderExcluiriria Muiiito.. ironia é seu sobrenome! pode começa fazendo que nem a janaina.. postando aqui mesmo no blog suas criações :)
Esse tipo de poesia é muito legal, pois quebra totalmente com a formalidade das poesias e é colocado em prática um outro recurso que, nos dias de hoje, é essencial ser explorado que é a forma, que faz com que as pessoas passem a se interessar mais por um estilo literário, pincipalmente os jovens, já que chama atenção de qualquer um.
ResponderExcluirPara ser sincera, antes da aula de Poesia Concreta, eu não tinha a mínima ideia da sua existência (o que a falta de cultura não faz neh?). A partir das aulas sobre, comecei a sentir uma estranheza, pois era algo novo, algo fora do que era normal. Então, a partir do momento que saiu do meu eixo de conhecimento, causou-me estranheza. Entretanto, lendo-os, perebi que eram os poemas mais inteligentes que já tinha lido! A forma como ele é escrita, é minuciosamente calculada, para que haja uma dinâmica, mas não uma dinâmica qualquer, e sim uma dinâmica que faz parte do tema do texto. Um exemplo de poesia concreta é o poema que a Janaína fez. Creio que os primeiros autores desse estilo o fizeram com o intuito de causar os mesmos sentimentos que causaram em mim: a estranheza e a percepção de sua dinâmica; e também com o objetivo de sair dos poemas feitos em "moldes", como se fazer aquilo já tivesse uma forma certa de ser e vieram com o novo: um poema que faz você "entrar" nele, além de fazer com que os autores o pensem bastante, pois antes era só o tema, agora também é a dinâmica dele que é pensada.
ResponderExcluirNa minha opnião a poesia concreta tenta tornar concreto o dinâmica pensada pelo autor na criação do poema. Na realidade eu só descobri o que era poesia concreta após as aulas de português desse ano, no entanto, já tive contato com esse tipo de poesia e sempre gostei, pois consegue passar informações tanto verbalmente como geometricanente.
ResponderExcluirApesar de eu já ter visto esta forma de poesia eu não sabia que o nome dela era "Poesia Concreta". Só que não é apenas isso, não é somente essa intenção da Poesia Concreta, ela tem o objetivo também de tentar incorporar a arte às estruturas geométricas, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável.
ResponderExcluirBom, a aula da "quase doutora" Talita foi bastante interessante sobre Poesia Concreta, visto que, nos dá um pensamento mais amplo sobre ela, em vista que quando pensamos o que nos vem logo a cabeça são as formas nas qual estão dispostas as palavras no papel, mas não é apenas isso, porque afinal de conta o que o poetas queriam era colocar a arte num âmbito diferente, ou seja, torná-la concreta, isto é, tocável.
ResponderExcluirOASKSAOKSAOSAKSAOKSAKA. desculpa professora, inevitável não rir do comentário da Fernanda, MUITO engraçado.. e o pior disso é que ela tem razão! rs. Foi no fundo sem fundo e resgatou a essência abordada pela Poesia Concreta! xD
ResponderExcluirBom, eu também não fazia ideia da existência da mesma, foi só esse ano que vim a descobrir, e é engraçado como tem tantas coisas que achamos que é chata e que na verdade não é. Digo isso porque não sou muito fã de poesias, é claro que tem algumas que são bem legais, mas em suma não acho lá divertidas ou qualquer coisa parecida com isso... Mas esse tipo de poesia faz vcê parar de pensar de forma tão mesquinha.. porque sai do que é comum, com aquelas regras de parágrafos e etc, e daí vcê vê o quanto pode ser legal uma poesia! Criativa e cheia de conteúdo, não é baboseira e nem entediante. Valeu a pena conhecer o estilo ( :
Eu,diferente dos meus colegas,já havia estudado sobre poesia concreta, e gostava muito.Não sei se foi por causa dos poemas que a Talita selecionou ou por eu só ter reparado agora,mas passei a achar que o fato de ter que se dar ênfase no estruturação do poema,faz com que ocorra trasferência de atenção e importância das palavras, para a organização delas.Ou seja, para a interpretação de todo o poema,parte são das palavras e parte de como elas se encontram .Logo a problemática é: Será que o poema concreto, teria condições de passar todos os seus sentidos e sentimentos sem a formulação característica do movimento?
ResponderExcluirPara mim os poemas concretos são sim, muito interessantes e engenhosos, mas fica claro que ele é totalmente dependente de uma visualização por seu leitor. Isto porque faz muito mais sentido recitarmos um poema não concretista do que um que seja, visto que muitos deles não teriam sentido algum se fossem apenas recitados para outras pessoas.
Para falar a verdade eu não sou muito fã de poesia, não. Mas, a poesia concreta trás um "ar" diferenciado, com um tom de inovação que faz com chamem a nossa atenção e nos leve a aprecia-la.
ResponderExcluirDesesperança
ResponderExcluirVida totalmente sem sentido
Coração adormecido
Incompreendido
Desflorecido
Endurecido
Escondido
Agredido
Repelido
Sofrido
Falifo
Findo
Eu, sinceramente, não sou fã de poemas, mas a Poesia Concreta consegue nos "seduzir". Isso porque muda completamente aquilo que já estamos acostumados a ver. Eu, como a maioria, também não havia estudado ainda esse tipo de poesia e achei muito interessante, muito mais interessante do que aquelas poesias muito formais, todas regradas... A Poesia Concreta foge à esses elementos, inovando o modo de "poetizar", tornando-se mais atrativa e até ajudando nas inúmeras interpretações que podemos desenvolver, já que a própria disposição das palavras sugere um modo de ver o poema.
ResponderExcluirA poesia concreta mostra uma forma bem moderna de tratar a obra, dando vida as palavras ,que, dessa forma,passam os sentimentos e reflexões do autor.
ResponderExcluirLogo, o poema ganha vida, mais dinâmica, um novo olhar sobre o texto e também uma análise mais profunda sobre o que o autor gostaria de dizer.
Lembra muito o Dadaísmo que estudamos , uma das ramificações das vanguardas européias.
A poesia concreta tem seus pontos atrativos, sua maneira diferente de se apresentar ao leitor. Porém sua leitura não é tão simples, para compreender esse tipo de obra temos que fazer uma ampla análise, assim como toda poesia ou qualquer obra, mas a poesia concreta requer de nós uma imaginação além. É claro que a poesia concreta nos chama atenção pela sua maneira diferenciada dos outros tipos de poesia, mas quem não gosta de viajar na interpretação desses divertidos textos, eu não acho uma boa opção de leitura.
ResponderExcluirQual é o nome do autorr??
ResponderExcluir